sábado, 29 de maio de 2010

Amor matemático

1 + 1 = 2.
Engraçado, olhando assim, essa conta parece tão simples. Mas por quê não dá certo? Ele gosta dela. Ela gosta dele. Ambos sabem disso. Mas não estão juntos.
Por quê?
Ah, sim! Porque o amor muitas vezes contradiz a matemática; nem sempre 1 + 1 = 2. De vez em quando cisma em aparecer o sinal da divisão e você tem que dividir aquele 1 por 2. Então, mais uma vez entrando em contradição, 1 + 1/2 = 0.
Você refaz a conta diversas vezes, mas usa a caneta, que dá mais estabilidade para escrever. E não pode apagar. Portanto, o melhor que você tem a fazer é virar a página. Virar a página e fazer outra tentativa. Mas depois de um tempo você percebe que o segredo não é ignorar as contas anteriores, e sim, ver aonde foi o erro, para tentar não cometê-lo novamente. Porque, no final, você vê que cada erro tem uma importância única naquele processo para chegar ao 2.
Você refaz a conta outras tantas vezes, tentando encontrar algum erro, algum sinal que tenha passado despercebido, ou algum sinal que você não tenha dado tanta importância. E tem dias que você não sai do zero de jeito nenhum.
Mas chega um momento que aquele 1 lá do começo, que se dividiu por 2, desiste dessa ideia forçada e volta a ser ele mesmo. Simples e único.
É nessa hora que vocês percebem que 1 + 1 = 1. E aí sim, por mais errado que pareça, vai estar tudo certo.

Nenhum comentário: